Bolo de maçãs e iogurte

INGREDIENTES

Cobertura
1 xícara das de chá de geléia de damasco

Massa
4 ovos
1 e 1/2 xícara das de chá de açúcar
1 e 1/2 xícara das de chá de farinha de trigo
1 pote de iogurte natural integral
1 colher das de sopa de fermento químico em pó

Recheio
6 maçãs
suco de 1 limão
1/2 xícara das de chá de açúcar

Zabaione de Iogurte
3 gemas
1/2 xícara das de chá de açúcar
1 pote de iogurte natural integral


MODO DE PREPARO

Massa:
Bata os ovos até espumarem e dobrarem de volume. Acrescente o açúcar aos poucos e bata mais um pouco. Junte a farinha de trigo alternando com o Iogurte. Por último, acrescente o fermento em pó. Coloque em fôrma de aro removível untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha de trigo com farinha de trigo. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire e reserve.

Recheio:
Descasque as maçãs e corte-as em fatias médias. Coloque-as em uma panela e regue com o suco de limão. Polvilhe o açúcar, tampe a panela e cozinhe até que as maçãs fiquem macias. Reserve.

Modo de Montar:
Corte uma tampa na parte superior do bolo e retire parte do miolo, sem esfarelar. Coloque as maçãs, reservando um pouco para a decoração. Regue com o Zabaione de Iogurte. Coloque a tampa novamente. Enfeite com o restante das maçãs e pincele o bolo todo com a geléia. Sirva frio.

Zabaione
Bata na batedeira as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o Iogurte. Coloque em um recipiente refratário pequeno e leve ao fogo, em banho-maria, e mexa até que o creme encorpe.

Dicas:
Sirva este bolo como sobremesa de um jantar mais sofisticado. Para facilitar, aqueça a geléia em banho-maria ou em microondas por 30 segundos na potência alta antes de pincelar o bolo. As maçãs podem ser substituídas por peras ou pêssegos.

0 Comentários

Related Posts with Thumbnails